31 de julho de 2013

It's a boy!

A criança já tem mais de uma semana de idade, mas os parabéns ao William e à Kate continuam a ler-se por toda a cidade. Nesta foto pode ver-se uma montra de uma loja em Oxford Street.



Day 12 - Guarda da Rainha

Nunca tinha estado tão pertinho dos guardas da rainha, daqueles senhores que vestem o uniforme emblemático, com casacos vermelhos, botas enormes e chapéus esquisitos, vá.
No Buckingam Palace estão lá ao longe, mas logo ali a seguir numa entrada de outra propriedade, em Stable Yard Road, encontrei-os a trocar de turno. O da esquerda estava de partida e o da direita acabado de chegar ao seu posto, e o que está em frente lia-lhes uma série de artigos para os dois irem respondendo.
Não consigo entender os chapéus dos senhores, já que eu não lhes vejo os olhos, por isso parece-me que eles também não devem conseguir ver grande coisa..e a corrente presa a meio do queixo dá algum jeito? Really? 

Jogar jogos na aula, artigos definidos e indefinidos, a minha colega russa que se chateia, mais dois capítulos do livro que estou a ler, olhos azuis e cabelos loiros no metro logo de manhã, olhos mesmo azuis, o gato que se espreguiça logo de manhã, mais uma italiana na turma, Riad from Azerbaijan, chuvinha para refrescar as ideias. 



30 de julho de 2013

Sainsbury's

Há muitos supermercados na cidade de Londres, mas este tem sempre produtos frescos e, mesmo que não seja o mais barato, tem artigos em conta. Tem sempre promoções de "leve três e pague só dois" e tem muitos artigos que custam uma libra.
Se por acaso não se tem muito tempo para almoçar pode-se comprar qualquer tipo de sandes, salada, bolo, refeição feita aqui e ir comer para o parque.
Ah e importa referir que há um Sainsbury's a cada esquina.



Day 11 - 30 St Mary Axe

Este edifício, situado no centro financeiro de Londres, começou a ser construído no ano de 2001, tendo ficado concluído três anos depois. É o primeiro arranha-céus com a denominação de edifício ecológico, devido à sua forma aerodinâmica para maximizar a entrada da luz solar para o interior. 
Ganhou uma série de prémios desde que ficou concluído, e embora esteja rodeado de edifícios mais altos, continua a ser emblemático.

Caminhos intermináveis percorridos no underground, o homem que cantava "everybody hurts" dos REM no metro à espera de moedas de quem passa, comprar um guarda-chuva porque parece primavera, comprar um livro em inglês que o meu professor recomendou, "the blind assassin", começar a lê-lo, companhia em casa, notícias de outros continentes.



University of Westminster

Esta Universidade emblemática adquiriu este nome em 1992, embora a Instituição anterior, denominada Instituto Politécnico tenha sido fundado em 1838. Actualmente tem vários Campus espalhados por Londres.
Embora a minha escola seja a Oxford House College, durante este verão as aulas foram transferidas para a Universidade, devido à grande afluência de alunos. 
Por isso, todos os dias da semana, um pouco antes das 9h, entro pelas portas giratórias, apresento o meu cartão de estudante e encontro os meus colegas. O balanço da primeira semana é bastante positivo, as aulas são interessantes e abordam vários temas, incluindo a "chatice da gramática" e vocabulário novo, e o professor incentiva a conversa para treino do inglês e dinamismo durante a aula.



Day 10 - St. Paul's Cathedral

Um dos edifícios mais famosos de Londres, e certamente dos mais bonitos, esta Catedral sobreviveu a muitos anos de história e aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, aliás há várias fotos com esses registos. 
Tantas personalidades já passaram nesta Catedral, talvez uma das mais marcantes tenha sido Martin Luther King e recebeu o casamento que tornou a Princesa Diana infeliz, no ano em que eu nasci. É engraçado entrar e pensar em tudo o que já se passou nesta que é a maior Igreja de Londres.
Pode-se entrar e visitar uma capela pequena, para reflexão, no entanto se quisermos subir ao topo da cúpula e visitar o resto da Igreja, há bilhetes a comprar, que custam entre 16 e 12 libras.

Novos colegas italianos e alemães na turma, o senhor no metro que pediu o jornal emprestado, tempo mais fresco em Londres, acender uma vela na Catedral, a senhora a chorar na capela, a família portuguesa sentada ao meu lado ao almoço, a minha senhoria que me veio trazer o jantar.



28 de julho de 2013

Day 9 - The Tube

É sempre dia de andar de metro nesta cidade, seja durante a semana ou ao fim-de-semana, tem sempre imensa gente atarefada.
As escadas rolantes são intermináveis, principalmente nas estações onde se encontram mais do que uma linha. E tens sempre de ir encostado à direita, está escrito em todo o lado e pode haver quem se chateie se não fores no lado certo.



Coins

Como é suposto eu conseguir dar as moedas certas para pagar o café de manhã, quando as ditas cujas não fazem sentido nenhum? As mais pequenas valem mais do que as maiores, umas são redondas, outras em forma de hexágono, que raio de ideia tiveram em fazer a moeda de 2 pences muito maior do que a de 5?

Da esquerda para a direita, 50, 20, 10, 5, 2 e 1 pence. 



Day 8 - Open East Festival

Open East Festival - Festival de música, comida e bebida e muito mais.

Realizou-se no Queen Elisabeth Olympic Park, no recinto dos Jogos Olímpicos, neste fim-de-semana. O recinto era enorme e o ambiente do Festival parecia o Rock in Rio Lisboa, com tanta família e tanta gente diversa.
Come qualquer coisa, bebes e ouves música e vês teatros, e ainda encontras portugueses a trabalhar no Festival. E apanhas uma molha! Porque este Festival realiza-se no "verão", mas parece que finalmente cheguei a Londres..começou a chover e não parou mais, até termos decidido enfiarmo-nos dentro de um saco de plástico gigante para conseguirmos fazer o caminho de volta para o metro.



27 de julho de 2013

Apple Store

Loja enorme, com dois pisos, cheia de sítios onde podes testar os equipamentos, e com todos os empregados vestidos de igual com um ipad na mão, para te ajudar no que necessitares. 

Fica em Convent Garden, mesmo ao pé do mercado.



Day 7 - Green Park

Green Park, situado perto do Buckingam Palace, é um dos muitos parques desta cidade. Acho que vai ser quase impossível visitá-los a todos, porque para além dos mais conhecidos, como é o caso dos que se estendem por áreas maiores, há muitos mais, comparativamente mais pequenos, mas com muita gente na mesma.
Toda a gente traz almoço de casa e se senta aqui a comer, ou a ler um livro, ou simplesmente a apanhar sol, sem camisola ou de bikini.

Despedida de alguns colegas que vão regressar a casa, do italiano Atílio, da russa Julia, e do espanhol Jon, almoço no parque de tuperware, café no starbucks, há um em cada esquina, ouvir falar português logo de manhã no metro, carregar o oyster (passe), já passou uma semana desde que cheguei, apanhar sol no parque, saudades de casa, pint's ao final do dia em Oxford Circus.



25 de julho de 2013

Mind the gap

Mind the gap between the train and the platform.

Está escrito e o "senhor" diz o mesmo pelo altifalante. E de manhã, em hora de ponta, este mesmo senhor fala com os passageiros e diz para se chegarem para trás porque o comboio está cheio e não vale a pena entrarem. Mas fala com um ar engraçado..vá não tentem entrar, não vale a pena, porque vão ficar com as malas presas nas portas. Aconselha a esperar pelo próximo que demora apenas 2 minutos a chegar. E se por acaso há algum problema na linha, o motorista explica aos passageiros, para todos ficarem a saber porque nos vamos atrasar. 



Day 6 - Trafalgar Square

Mais uma conhecida praça da cidade de Londres, com a fachada da National Gallery em destaque e St. Martin-in-The-Fields ao fundo à direita.

Almoçar em Old Street, sítio de negócios, comprar livros de inglês, falar sobre futebol na aula e referir o Cristiano Ronaldo como o melhor jogador, calor, muito calor, ninguém me tinha dito que Londres também podia ter um clima tropical, Kilburn High Road, mesmo aqui ao pé de casa, fazer jogos de equipa na aula, com o meu colega Félix da Aústria e a Carolina de Itália. E o professor Filippo que me pergunta como se dizem algumas palavras em português.



24 de julho de 2013

Poundland

Poundland, a "terra da libra", onde tudo o que se vende custa 1 libra, por isso no fim só tens de contar quantos artigos levas no cesto, para fazer a tua conta. Aqui encontras tudo e mais alguma coisa, papel higiénico, chocolates, lâmpadas, cadernos para a escola ou artigos para a casa.



Day 5 - Westminster Abbey

A Abadia mais famosa de Inglaterra, onde todos os reis foram coroados desde Guilherme, o Conquistador, em 1066. Igreja de estilo gótico, mandada construir pelo rei e santo, Eduardo, durante a Idade Média. 
Pagam-se 18 libras para entrar, por isso a fotografia fica apenas da parte exterior, que dizem ser a mais espectacular.

Shepherd's Bush, ouvir português no autocarro a caminho de casa, encontrar o gato dos senhorios logo pela manhã, a minha colega turca que se chama Begun e o meu colega espanhol de Bilbau, que passa férias no Algarve, teste surpresa logo pela manhã, usar saia de verão em Londres, falar de pastéis de nata e de bacalhau com italianos e russas.




Look

Look left and right e para todos os outros caminhos, vêm carros e autocarros e bicicletas  e pessoas de todos os lados e os cruzamentos são complicados para os peões. 
Escusado será dizer que nunca olho para o lado certo..



Day 4 - Big Ben

Big Ben, a torre mais famosa de Londres. 
Inserida no Palácio de Westminster, a torre adquiriu este nome, porque o responsável das obras, concluídas em 1858, Benjamin Hall, decidiu chamar "Ben" ao sino, que pesa 13 toneladas.

Levar sandes para o almoço, Trafalgar Square, número de telemóvel inglês, Finsbury Park, mulheres de burka na rua, trovões às quatro da manhã, London Eye, Westminster, "it's a boy". 
O Big Ben continua pequeno, mas parece que está mais bonito agora.



22 de julho de 2013

M&M's Store

Uma loja com três pisos, música altíssima, a abarrotar de gente turista e não só, com uma imitação da capa do álbum dos Beatles, com os quatro m&m's mais famosos.

Na caixa, para pagar o meu saquinho de doces, sem o qual se torna impossível sair daqui..
Lady: Are you enjoying the city?
Me: Yes, it's a great city.
Lady: It's the first time?
Me: No, the second time.
Lady: Where are you from?
Me: Portugal. 
Lady: Boa, então podemos falar em português.  



Day 3 - Piccadilly Circus

A rotunda com o monumento do Anjo da Caridade Cristã, e com alguns anúncios neón que fazem lembrar Times Square, em New York.

Baker Street, back to school, my english teacher Fillipo, que já viveu no Brasil, os meus colegas italianos, Oxford Circus, almoçar sentada na relva, percorrer a pé Oxford Street, calor infernal na cidade, depois de ter acordado com trovões e chuva torrencial, várias estações do ano num só dia, Kate em trabalho de parto.


21 de julho de 2013

Day 2 - Tower Bridge

Tower Bridge, um símbolo de Londres. Construída em 1894.

Calor e sol em Londres, ouvir falar português no Lidl aqui ao pé de casa, organizar a casa, linhas de metro fechadas ao fim-de-semana para reparações, rio Tamisa.





Day 1 - Convent Garden Market


Almoço em Camden Town, passeio ao longo dos canais até Reagent's Park, pint em Convent Garden, ao pé do mercado, portugueses, muitos portugueses, underground, BUS 332, jantar em China Town, Cabo Verde, o reencontrar as pessoas que conheci na Ilha.